Pesquisar este blog

domingo, 17 de maio de 2009

Palavras e locuções denotativas

Palavras e locuções denotativas


As palavras denotativas frequentemente ocorrem em frases e textos diretamente envolvidos com as estratégias argumentativas. Por esta razão, fique atento para o papel de palavras como até, aliás, também, etc. e para os efeitos de sentido que produzem nas situações efetivas de interlocução. Podem se difíceis de classificar, mas isso não impede que sejam importantes e necessárias.

São palavras que, embora, em alguns aspectos (ser invariável, por exemplo), assemelhem-se a advérbios, não possuem, segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira, classificação especial. Do ponto de vista sintático, são expletivas, isto é, não assumem nenhuma função; do ponto de vista morfológico, são invariáveis (muitas delas vindas de outras classes gramaticais); do ponto de vista, semântico são inegavelmente importantes no contexto em que se encontram (daí seu nome). Classificam-se em função da idéia que expressam:

De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira há dez classes de palavras.Substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, adverbio, preposição, conjunção, interjeição. Há palavras e locuções que não se enquadram em nenhuma das classes. São as palavras ou locuções denotativas que têm natureza afetiva, subjetiva.

Adição

além disso É uma moça bonita e, além disso, simpática

ainda por cima Cheguei atrasado ao serviço e ainda por cima, esqueci os óculos

ainda Ele não é bom funcionário e ainda quer aumento

Adversidade

mesmo Mesmo doente foi ao trabalho

assim mesmo Ele estava muito cansado, assim mesmo foi a reunião

Afastamento

embora Ela foi embora sem dizer adeus.
Afetividade
ainda bem, Ainda bem que tudo terminou como eu queria!
felizmente, infelizmente Infelizmente o Dr. Silva não poderá atendê-lo hoje

Afirmação

sim Sim, vou a festa, mesmo sem vontade.

com certeza Com certeza você já tomou todas as providencias

sem dúvida Sem dúvida, ela é ótima escritora

pois não -Pode me fazer um favor

- Pois não!

Aproximação

quase Quase cheguei tarde a reunião

praticamente O menino praticamente não almoçou

lá pelas Estarei em casa lá pelas 4h

bem A casa fica bem uns 20 km daqui

aproximadamente Chegarei aproximadamente às 9h.

cerca Ele pesa cerca de 70 kg.

por volta de Estarei em sua casa por volta de 4 h.

Coincidência

justamente Começou a chover, justamente no momento que eu saía

por cúmulo Perdi o ônibus e, por cúmulo, o táxi também

Continuação

bem Bem, o que você quer que eu faça

ora Ora, não me incomode!

Designação:

eis Eis nosso carro novo.

Distribuição

a principio A princípio tudo correu muito bem. Depois, não.

em seguida Cheguei ao centro; em seguida, começou a chover

primeiro, segundo Primeiro vamos estudar, depois ouvir musica

depois Depois do trabalho vamos ao cinema

Exclusão

apenas Apenas lhe dei o livro

sequer Ele nem sequer me cumprimentou

exceto Todos foram passear, exceto os que tinham que estudar.

Explicação

por exemplo Os tem o som de z entre duas vogais; por exemplo:casa.

a saber Visitamos várias cidades, a saber: Santos, Guarujá, São Vicente.

quer dizer Gosto muito do açúcar no café, quer dizer, café bem doce.

Frequência

sempre É sempre a mesma coisa. Você não estuda nada.

toda a hora Ele é muito inseguro. Telefona toda a hora para saber o que eu acho do trabalho.

Inclusão

também Quem veio à festa Pedro, Maria e também meus avós.

até Até meus avós vieram à festa

mesmo Mesmo meus avós vieram à festa.

inclusive Muitos parentes vieram à festa, inclusive meus avós.

Negação

qual nada Você iria ao passeio outra vez! Qual nada!

que esperança Você iria ao passeio outra vez! Que esperança!

qual o quê Ela lhe telefonou como prometera_ Qual o quê!

absolutamente Absolutamente, não irei ao passeio.

pois sim! -Você pode me emprestar R$ 20.000,00

- Pois sim!
Não adianta de nada serve

Precisão

em ponto Cheguei às oito em ponto

precisamente O avião decolou precisamente às 19 h.

Realce

é que Eu é que sei o que tenho sofrido

sei lá Sei o que lhe pareceu!

mas é Estou preocupada mas é com sua saúde

Olha que coisa séria

Restrição

em parte Não concordo, em parte com você

em termos Gosto do meu trabalho em termos

relativamente A monografia está relativamente bem estruturada

Retificação

aliás É uma pessoa muito linda, aliás muito culta

isto é Ele é um bom profissional, isto é honesto.

ou melhor Vamos viajar nos próximos dias, ou melhor, depois de amanhã.

ou antes Quero comprar uns livros, ou antes, o que você me recomendou

Seleção

principalmente Gosto de ler, principalmente romance policial

mormente Gosto de café preto, mormente expresso

sobretudo A música brasileira é bonita, sobretudo a bossa nova.

Situação

mas Mas o que é que esta acontecendo

então Então, tudo bem com você

mas se Mas se ela não vier à festa, o que faremos

em suma Em suma, não vou fazer o que você me pede.


Adição: ainda, além disso, etc.

Por exemplo:
Comeu tudo e
ainda repetiu.

Afastamento: embora

Por exemplo: Foi embora daqui.

Afetividade: ainda bem, felizmente, infelizmente

Por exemplo:
Ainda bem que passei de ano

Aproximação: , etc.

Por exemplo:
Ela
quase revelou o segredo.

Designação: eis

Por exemplo:

    Eis nosso carro novo.

Exclusão: apesar, somente, só, salvo, unicamente, exclusive, exceto, senão, sequer, apenas, etc.

Por exemplo:
Não me descontou
sequer um real.

Explicação: isto é, por exemplo, a saber, etc.

Por exemplo:
Li vários livros, a saber, os clássicos.

Inclusão: até, ainda, além disso, também, inclusive, etc.

Por exemplo:
Eu
também vou viajar.

Limitação: só, somente, unicamente, apenas, etc.

Por exemplo:
ele veio à festa.

Realce: é que, cá, lá, não, mas, é porque, etc.

Por exemplo:
E você
sabe essa questão?
O que
não diria essa senhora se soubesse que já fui famoso.

Retificação: aliás, isto é, ou melhor, ou antes, etc.

Por exemplo:
Somos três, ou melhor, quatro.

Situação: então, mas, se, agora, afinal, etc.

Por exemplo:
Mas quem foi que fez isso?

Nenhum comentário: