Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Uma história do Barão de Itararé

Um plano genial
Barão de Itararé

Joaquim Rebolão estava desempregado e lutava com grandes dificuldades para se manter. A sua situação ainda mais se agravava pelo fato de ter que dar assistência a um filho, rapaz inexperiente que também estava no desvio.

Joaquim Rebolão, porém, defendia-se como um autêntico leão da Núbia, neste deserto de homens e idéias.

O seu cérebro, torturado pela miséria, era fértil e brilhante, engendrando planos verdadeiramente geniais, graça; aos quais sempre se saía galhardamente das aperturas diárias com que o destino cruel o torturava.

Naquele dia, o seu grude já estava garantido. Recebera convite para um banquete de cerimônia, em homenagem a um alto figurão que estava necessitando de claque. Mas o nosso herói não estava satisfeito, porque não conseguira um convite para o filho.

À hora marcada, porém, Rebolão, acompanhado do rapaz, dirige-se para o salão, onde se celebraria a cerimônia. Antes de penetrar no recinto, diz a seu filho faminto:

— Fica firme aqui na porta um momento, porque preciso dar um jeito a fim de que tu também tomes parte no festim. Já estavam todos os convidados sentados nos respectivos lugares, na grande mesa em forma de ferradura, quando, ao começar o bródio, Rebolão se levanta .e exclama:

— Senhores, em vista da ausência do Sr. Vigário nesta festa, tomo a liberdade de benzer a mesa. Em nome do Padre e do Espírito Santo!

— E o filho? — perguntou-lhe um dos convivas.

— Está na porta — responde prontamente. E, voltando-se para o rapaz, ordena, autoritário e enérgico:

— Entra de uma vez, menino! Não vês que estes senhores te estão chamando?
(1955)

Extraído do livro “Máximas e Mínimas do Barão de Itararé”, Editora Record – Rio de Janeiro, 1985, pág. 40, organização de Afonso Félix de Souza.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Você sabia... qual é a origem e o emprego do pronome você?

“Você” é forma evoluída (transformada) do pronome de tratamento vossa mercê, assim: vossa mercê > vossemecê > vosmecê > você. Textos de 1813 já a registram, sob a forma de vosse.


Na prática, seu emprego é de segunda pessoa, já que é usado com referência à pessoa com quem se fala (teoricamente, tu) e não, à pessoa de quem se fala. Entretanto, em razão da origem, “você” é pronome de tratamento – da mesma forma que vossa excelência, vossa senhoria, vossa majestade, vossa alteza e outros – e como tal é da terceira pessoa do singular (plural: vocês). Por isso, leva o verbo para a terceira pessoa: “Você é meu amigo” e “Vocês podem ir”.


Você é utilizado como sujeito, agente da passiva e adjunto adverbial, como em “Você já disse o que quer”, “Cátia foi nomeada por você” e “Quero ir com você”. No padrão coloquial, também aparece como predicativo, especialmente no plural: “Este livro é de vocês?”. Esse pronome funciona também como objeto, mesmo na língua culta: “Quero você para mim” e “Não darei a você esse gostinho”.
Você é largamente empregado na maior parte do território brasileiro, com exceção do Sul e de algumas áreas do Norte e Nordeste – em que se usa tu –, para expressar intimidade, para indicar relação de igual para igual ou relação superior/subordinado e mais velho/mais jovem. Em Portugal, ele também existe, mas é sobrepujado em uso por tu.

Resta uma questão: por que os pronomes de tratamento são de terceira pessoa, uma vez que se referem à pessoa com quem se fala (segunda)?

Tal fato tem explicação histórica: no passado, não era considerado apropriado alguém se dirigir diretamente a autoridade ou a pessoa de classe social superior usando pronome de segunda pessoa (tu, vós). Os costumes requeriam o emprego de formas indiretas, pelas quais se fazia referência aos atributos do interlocutor. 
Daí os pronomes Vossa Excelência, Vossa Majestade, Vossa Reverendíssima e outros serem de terceira pessoa (forma indireta) e para ela levarem o verbo, pronomes oblíquos e possessivos. Como exemplos atuais dessa comunicação indireta, temos: “Meu pai gostaria de levar-me ao shopping?” (em vez de “Pai, quer me levar ao shopping?”) e “A filhinha agora vai tomar sopinha” (em lugar de “Filhinha, agora você vai tomar sopinha”).

sábado, 26 de março de 2011

Site anuncia descoberta da receita de Coca-Cola

"Não sei se isso é verdadeiro ou não mas o importante é o vocabuláro de unidades de medidas. Boa leitura! 
Silvia"

Os ingredientes da bebida mais famosa do mundo parecem não ser mais um "segredo de Estado". De acordo com publicação do site "The Telegraph", a receita, criada em 1889 pelo farmacêutico John Pemberton, leva 16 ingredientes agora revelados pelo programa de rádio norte-americano "This American Life".
A descoberta teria surgido com a afirmação do programa de que havia descoberto uma lista em uma fotografia de um artigo de jornal que dá os ingredientes e quantidades exatas para fazer a bebida.

Segundo o "Telegraph", a receita da Coca-cola, criada em 1889, leva 16 ingredientes
Na edição do "Atlanta Journal-Constitution", de 8 de fevereiro de 1979, há uma imagem de alguém segurando um livro aberto com a receita exata de Pemberton.
Nenhuma publicação foi categórica em afirmar a autenticidade do achado histórico, mas a receita supostamente contém as medidas exatas de todos os óleos e ingredientes necessários para colocar um fim ao maior segredo da marca Coca-Cola.


A RECEITA SECRETA
3 dracmas de extrato fluido de coca
3 onças de ácido cítrico
1 onça de cafeína
30 açúcar ( mas não está claro a partir das marcações que quantidade é necessária)
2,5 galões de água
2 1/4 pints de de suco de limão
1 onça de baunilha
1,5 onças de Caramelo
7 vezes de sabor (use 2 onças de sabor para cada 5 galões de xarope)
8 onças de álcool
20 gotas de óleo de laranja
30 gostas de óleo de limão
10 gotas de óleo de noz-moscada
5 gotas de coentro
10 gotas de neroli
10 gotas de canela

MEDIDAS
As unidades seguem a métrica norte-americana. Veja os valores da métrica brasileira equivalente abaixo:

Onça fluída, líquida = 28,4123 ml
Galão = 3,785 litros
Dracma = 3,552 mililitro
Pint =0,568 litro


fonte: Folha de São Paulo

sexta-feira, 25 de março de 2011

faxina geral em parque nuclear

Exame
  • Europa
  •  
  • 25/03/2011 16:27

UE se prepara para faxina geral em parque nuclear

Europeus concordaram que usinas nucleares que não passarem nos testes de segurança serão fechadas

Christian Spillmann
Bruxelas - A União Europeia se prepara para realizar uma grande limpeza em seu parque de usinas nucleares, com testes de segurança para eliminar, se necessário, as instalações mais vulneráveis, a fim de limitar os riscos de um acidente como o ocorrido no Japão.
"Se uma usina (francesa) não passar nesses testes, ela será fechada", garantiu o chefe de Estado francês Nicolas Sarkozy nesta sexta-feira, ao final de uma cúpula europeia em Bruxelas.
Um grande compromisso, já que a França opera 58 dos 143 reatores em atividade em 14 dos 27 países membros da UE.
Além disso, 34 destas instalações possuem mais de 30 anos, como a usina de Fessenheim, perto de Mulhouse (leste), situada em uma zona sísmica e cujo fechamento é reivindicado há anos por ambientalistas.
A chanceler alemã Angela Merkel e o chefe do governo espanhol José Luis Zapatero concordam.
"Nós não podemos fingir que nada aconteceu" no Japão, destacou Merkel. A alemã já decidiu suspender por três meses o funcionamento de sete de 17 reatores do país.
"Se uma usina não passar no teste e ficar evidente que não podemos fazer nada, é lógico que ela será fechada", explicou Zapatero. A Espanha tem seis usinas e nove reatores.
Especialistas atômicos da Comissão Europeia e do Grupo de Reguladores Europeus ENSRG, uma instância independente criada em 2007, vão se reunir a partir de segunda-feira para definir as normas e suas modalidades.
As primeiras propostas são esperadas para abril e um catálogo de critérios de segurança deve ser elaborado para os meses de junho, informou a Comissão.
"Queremos as normas de seguranças mais elevadas possíveis", insistiu o presidente da UE, Herman van Rompuy. O comissário de Energia Gunther Oettinger se disse convencido de que "vários reatores não satisfariam essas altas normas de segurança".
Mas quem realizará os testes e decidirá sobre a eliminação de uma usina? A questão não foi resolvida, reconheceu o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso.
Os desafios são grandes. Há 24 projetos de reatores encaminhados na UE, desses, seis já estão em construção: dois na Bulgária, um na Finlândia, outro na França e os últimos dois na Eslováquia.
A França espera continuar a vender sua tecnologia nuclear e implementar os novos critérios de segurança para exportar.
Mas o acidente na usina de Fukushima no Japão jogou um balde de água fria na energia atômica e reavivou temores.
Merkel afirmou que queria ver a Alemanha livre da energia nuclear o mais rápido possível e a Itália iniciou um ano de reflexão para decidir se irá voltar ou não à atividade, abandonada em 1987 após um referendo.
O fim da energia nuclear não é para amanhã: "Cerca de 30% da eletricidade da Europa é proveniente de usinas nucleares e a energia vai continuar uma fonte de curto prazo, e também médio e longo", defendeu Gunther Oettinger.
Ainda traumatizada pela catástrofe de Chernobyl de 1986 na Ucrânia, a UE quer também obrigar seus vizinhos a serem transparentes.
"Nós devemos assegurar que todos na Europa" aceitam as normas estritas, afirmou Oettinger, e isso inclui os vizinhos Suíça, Rússia, Ucrânia, Belarus e até mesmo a Turquia, onde três projetos estão saindo do papel.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Os problemas de escrita nas empresas que podem tornar a comunicação profissional um inferno

A comunicação é um ato diário e constante, que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de relações profissionais, pessoais e familiares. No entanto, muitas pessoas preferem transferir o problema ao leitor ou interlocutor, afirmando que ele não é capaz de entender a sua mensagem. Nunca param para analisar que a limitação pode estar na maneira como se expressam.
Para eliminar essa barreira comportamental rumo ao sucesso na comunicação, temos de deixar de lado a postura egoísta que registramos na infância. Ainda bebês, mesmo com muita dificuldade, limitações e erros, nossos pais e familiares conseguem nos entender, passando a falsa imagem de que é fácil sermos entendidos e não há necessidade de nos esforçarmos.
No mundo corporativo, há anos já não existe mais a figura da secretária de departamento responsável pela elaboração e revisão de comunicados, apresentações e relatórios. Na era do conhecimento e da internet, em que qualquer funcionário escreve e-mails para toda a empresa, fornecedores e clientes, e não raro escreve em nome da empresa, a exigência da comunicação eficiente em português tornou-se fundamental.
O e-mail se consolidou como uma ferramenta de comunicação corporativa, mas também é um documento que, na maioria das empresas, ficará arquivado por muito tempo, um registro de erros. Por isso, é preciso que as pessoas dediquem uma especial atenção a essa modalidade de interação. 

Domínio

Por isso, a segunda e a mais importante barreira é o bom domínio do português,
 
que envolve:

VOCABULÁRIO - Pesquisas, como a realizada pela Johnson O'Connor Research Foundation, Paul Nation e Harvard Business School, revelam que a ascensão profissional nos Estados Unidos está diretamente ligada à quantidade de vocabulário que o profissional domina.

A quantidade mostra-se uma qualidade: quanto mais palavras houver em seu repertório, mais apto o profissional estará para desempenhar um cargo hierarquicamente superior, uma vez que sua comunicação será mais segura e desenvolta. Uma das principais competências de quem exerce posição de liderança é uma ótima comunicação.

GRAMÁTICA - É o meio pelo qual estruturamos nossos pensamentos. É o conjunto de regras que permite a relação harmônica e coerente entre as palavras.

ORTOGRAFIA - Mesmo com o corretor ortográfico, há erros que não são detectados. Não confie cegamente em corretores eletrônicos. A ortografia é um dos componentes mais desafiadores da comunicação escrita em português.

PONTUAÇÃO - Responsável pela clareza dos textos. Se não for utilizada corretamente, haverá, fatalmente, problemas de compreensão.

ACENTUAÇÃO - Erros também podem ser detectados pelo corretor, mas, além de ele não ser totalmente confiável, é necessário ter uma versão atualizada, por conta das novas regras da reforma ortográfica. Muitas delas são relacionadas a regras de acentuação.
Os erros de linguagem se enquadram em duas esferas: forma e conteúdo. O conteúdo abrange questões de qualidade do texto, como a escolha das palavras (que devem ser adequadas ao público e ao objetivo do texto), coerência, coesão, clareza e objetividade. Já a forma diz respeito à ortografia e a uma pontuação que facilite a leitura e o entendimento do texto, ou seja, que facilite a comunicação.

Tom
Na comunicação escrita, as pessoas que leem a mensagem poderão dar a entonação que quiserem. Tudo dependerá de seu humor no momento da leitura e também do relacionamento que se tem com o responsável pela redação do texto. Como não há um contato visual, não há como explicar uma frase ambígua, esclarecer dúvidas.
A imprecisão de mensagens pode gerar retrabalho, uma vez que serão necessárias várias trocas de e-mails para buscar esclarecimentos, o que pode afetar a produtividade. Sem falar em questões maiores, como prejuízos sérios para a imagem das marcas.

Mudança
As empresas estão, cada vez mais, buscando aperfeiçoar e integrar suas equipes através de treinamentos. Porém, os profissionais precisam atentar para o fato de que são eles os responsáveis por seu aprimoramento e empregabilidade.
 .
A língua é viva e está em constante mudança. Estudar português é um eterno desafio. Metade das suas chances de conseguir uma promoção ou de ser o escolhido em um processo seletivo está concentrada nas habilidades comunicativas que você possui, daí a importância de desenvolvê-las.


Planeje o que vai escrever
  • Planeje antes de sair escrevendo. A construção dos pensamentos se dá de forma inconsciente, involuntária e muito rápida. 
  • Mais importante que ser objetivo é ter objetivos. Toda reunião, apresentação, comunicado, e-mail, enfim, toda comunicação em um ambiente profissional deve ter objetivos claros a serem expressos. Para isso, é fundamental planejar cada situação, pensando quais são os pontos que devem ser essencialmente comunicados, qual é a melhor maneira de apresentá-los, quais argumentos os justificam, qual o conhecimento dos envolvidos sobre o assunto, que nível de formalidade usar. 
  • Por exemplo, uma apresentação sobre um produto deve ser  moldada de acordo com seus ouvintes: deve ser de um modo quando feita para vendedores, e de outro, quando feita para uma equipe de técnicos. Cada grupo tem seu interesse e seu foco em um assunto. Isso deve ser considerado sempre.

    Economia expressiva
  • Use frases e parágrafos curtos. O número de mensagens que recebemos por dia é elevado e, se as suas mensagens são longas, a chance de que elas sejam lidas na íntegra é mínima. Outra técnica que facilita a leitura é transformar parte do texto em itens. 
  • Evite o uso de abreviações e muitos estrangeirismos. 
  • Evite palavras de difícil compreensão ou pouco utilizadas. Cuidado para não passar o ar de soberba. 
  • Seja direto, claro e simples e mantenha o foco no tema proposto. Não descreva todo um cenário para só no final da mensagem dizer o que é mais relevante.

    Para não repetir palavras
  • Revise seus textos: quando a comunicação é por escrito, seja em e-mails ou em memorandos, é preciso considerar que a linguagem escrita é bem diferente da linguagem oral. Nós não escrevemos como falamos em textos corporativos. A linguagem precisa ser mais clara e correta, pois não permite correções no momento da leitura, como ocorre com a fala. Tendo isso em mente, é fundamental ler e reler seus textos antes de enviá-los. A revisão atenta de um texto elimina grande parte dos problemas de concordância e de dupla interpretação. Cuidado também com os erros de digitação. Pense em que imagem você está passando como profissional.
Intensifique a leitura

Volte a estudar. Há muitos cursos de reciclagem em português, que focam em aprimoramento em comunicação oral e escrita. Não são cursos que se preocupam em revisar regras, mas melhorar a qualidade da comunicação através da prática.
A solução para um domínio amplo de vocabulário está na leitura. Quer crescer profissionalmente? Então, leia revistas, jornais, livros de ficção, não-ficção, como as biografias. Leia textos técnicos de sua área, mas grandes clássicos também.
 
Uma dica: se você acredita que falta tempo para a leitura, carregue sempre um livro. Haverá, com certeza, uma oportunidade no ônibus, no trânsito, na sala de espera do médico ou até mesmo naqueles minutinhos após o almoço. A leitura proporciona a aquisição de conhecimentos variados, economiza tempo em relação às técnicas de aprendizagem consciente da língua e acelera o conteúdo visto em cursos. 
Duas dicas para melhorar sua leitura:
1. Ao encontrar alguma palavra desconhecida ou que esteja sendo empregada com uso diferente daquele com o qual você está acostumado, quando der, vá até o dicionário mais próximo e sane suas dúvidas. 

2. Arrisque-se, escrevendo algumas frases simples com a utilização dessa nova palavra ou de seu significado. Quanto mais você a utilizar, mais chances terá de que ela faça, definitivamente, parte de seu vocabulário.

Conjugação de irregulares e subjuntivo

Há verbos a que é preciso ficar atento, como: por, compor, propor, poder, trazer, fazer, dizer, querer, ver, vir, ir, ter, manter, conter.

Equivocado
Se eu o ver, darei o recado.
Se ele manter o acordo, teremos ótimos resultados.
Quando eles proporem o valor, nós decidiremos se compraremos o equipamento.

Correto
Se o vir, darei o recado
Se ele mantiver o acordo, teremos ótimos resultados.
Quando eles propuserem o valor, nós decidiremos se compraremos o equipamento.

Concordância complexa

Há dificuldade quando se concorda o sujeito com o verbo em frases invertidas ou em que o sujeito fica distante do verbo

Equivocado
Aconteceu muitos casos de reclamação de clientes.
Segue os documentos necessários para o cadastro.
Os produtos da empresa não contém prazo de validade.
Foi feito várias propostas.
Ocorreu nos meses de agosto e setembro sérias crises econômicas.
 
Vai aparecer mais candidatos à vaga.
Fica estabelecido as seguintes alterações.

Correto
Aconteceram muitos casos de reclamação de clientes.
Seguem os documentos necessários para o cadastro.
Os produtos da empresa não contêm prazo de validade.
Foram feitas várias propostas.
Ocorreram nos meses de agosto e setembro sérias crises econômicas.
 
Vão aparecer mais candidatos à vaga.
Ficam estabelecidas as seguintes alterações.

Repetição de palavras, falta de clareza

Quando a pessoa tem um vocabulário limitado, tenderá a repetir palavras; por isso, é importante reler o que se escreve e trocar o termo por sinônimos.

Tropeços de pontuação
Há alguns erros que são mais graves e exigem cuidado redobrado

Problema
separar o sujeito do verbo com vírgula
Separar o verbo dos objetos direto e indireto com vírgula
Frases longas e com pouca pontuação

Exemplo com equívoco
foram apresentadas na última reunião, duas soluções para este problema.
Nós obedecemos incondicionalmente, ao código de conduta da empresa.
A timidez ao falar inglês é caracterizada por um bloqueio que impede que informações sejam expressas principalmente em um grupo de pessoas ou de estudos, ela funciona como um sinal de autocrítica elevada que atua como um filtro capaz de avaliar se nossas atitudes estão de acordo com nossos valores. É preciso deixar claro que não há problema algum em ser introvertido! O problema da timidez só existe quando passa a ser um fator limitante de sua comunicação pessoal ou corporativa.

Correção
"Foram apresentadas, na última reunião, duas soluções para este problema". Ou: "Foram apresentadas na última reunião duas soluções para este problema."

"Nós obedecemos, incondicionalmente, ao código de conduta da empresa." Ou: "Nós obedecemos incondicionalmente ao código de conduta da empresa."

A timidez ao falar inglês é caracterizada por um bloqueio que impede que informações sejam expressas, principalmente em um grupo de pessoas ou de estudos. Ela funciona como um sinal de autocrítica elevada, que atua como um filtro, capaz de avaliar se nossas atitudes estão de acordo com nossos valores. É preciso deixar claro que não há problema algum em ser introvertido!
 
O problema da timidez só existe quando passa a ser um fator limitante de sua comunicação pessoal ou corporativa.

Adaptação do texto escrito por :  Lígia Velozo Crispino Professora de português e uma das proprietárias da Companhia de Idiomas, empresa especializada em tradução, consultoria e ensino de idiomas em São Paulo

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cena histórica pintada com dois séculos de atraso




Escrito por Natália Pesciotta                        http://www.almanaquebrasil.com.br

31 de março - dia da integração nacional

Olhe bem para o quadro. É o único registro da chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808. A pintura, no entanto, foi produzida há pouco mais de 10 anos. Mas os quase dois séculos entre o fato e o registro só aumentam a fidelidade da obra.

Kenneth Light nasceu no Brasil, mas foi criado na Inglaterra. Especializou-se na pesquisa da história que entrelaça os dois países, o que passa, claro, por Portugal. Ele se baseou no diário de bordo das naus britânicas que escoltaram os navios portugueses para escrever um livro com detalhes do trajeto da família real lusitana – desde o adiamento da partida por causa do tempo, o embarque apenas 18 horas antes da invasão de Lisboa pelos franceses, a travessia do Atlântico, até a chegada ao Rio. Tudo com descrição precisa da rotina, do que comiam, de como se organizavam.

Só faltava mesmo um detalhe: Kenneth não encontrou nenhum retrato que abarcasse a dimensão do fato para ilustrar a capa da obra. Encomendou então a cena ao maior desenhista de esquadras, o britânico Geoff Hunt. Com o pedido, forneceu até mais informações do que o pintor poderia ter percebido se tivesse estado presente no momento histórico: minúcias das embarcações, posições, luminosidade, condições do clima, do mar e do vento, quantidade de pessoas, tipos de roupas. Para tornar mais preciso o trabalho de Hunt, Kenneth percorreu a Baía de Guanabara com um GPS, fotografando o local em diferentes ângulos.

Quem vê o resultado é capaz de acreditar que a dupla realmente presenciou alguns nobres seguirem em pequenas embarcações para saudar seus patrícios no mar. Parece mesmo que eles observaram a grande nau no centro da tela, que abrigava dona Maria, dom João e dom Pedro, e que, neste momento, já fechava as velas. Tudo resultado de pouca imaginação, muita técnica e uma incrível obstinação.


SAIBA MAIS
A Viagem Marítima da Família Real
, de Kenneth Light (Zahar, 2008).

segunda-feira, 14 de março de 2011

DICIONÁRIO DE GÍRIAS


A
abandonou a tinta                                                   deixou de pintar o cabelo;
acabar em pizza                                                      dar em nada
a cobra vai fumar                                                   alguma confusão
aguenta firme                                                         seja determinado
amargou um tempão na geladeira                         foi esquecida
andar com acorda no pescoço                              enfrentar dificuldade
aqui tem café no bule                                            sei o que estou fazendo 
arrastar bem a perna                                             dançar
arrebentar                                                               fazer sucesso
às moscas                                                               vazio
astral baixo                                                           deprimido
a tia                                                                        homossexual
a vera                                                                    de verdade

B
babaca                                                                bobo
babacão                                                              bobão
babaquice                                                           besteira
bacana                                                                pessoa ótima
baita                                                                   grande
batendo um bolão                                              agindo com competência
bater papo                                                         conversar
bico calado                                                        quieto
bico largo                                                           macho
biscateiro                                                           namorador
blábláblá                                                            conversa sem importância
bloco de sujos                                                     bloco carnavalesco desorganizado
boca de siri                                                           fale baixo ou não fale nada
bofe                                                                      homossexual
boi ralado                                                            carne moída
boi ralado com barbante                                     carne moída com macarrão
boiola                                                                   homossexual
bolo                                                                      não cumprimento de compromisso
botar boneco                                                        aparecer
brigadu                                                                obrigado /a
brigadão                                                              obrigado 
bundalização                                                        banalização
buraco                                                                 falha erro 
burundangas                                                        coisas

C
cabeça dura                                                       pessoa difícil
cai na rede                                                         comete alguma falha ou erro
caiu um toró                                                       choveu muito
caixa preta                                                         segredo
calote                                                                  não pagamento de dívida
caloteiro                                                             que não paga dívidas
cambada de malacabados                                  pessoas barulhentas
camisa 10                                                           pessoa boa
cara legal                                                            pessoa boa
cara sangue bom                                                pessoa boa
cardume de louras                                              muitas mulheres louras
carrega mala                                                     bajulador
cascateiro                                                          mentiroso
cata corno                                                          ônibus
cavalo                                                                 pessoa pouco inteligente
chá de cadeira                                                     longa espera
chatos                                                                 pessoas desagradáveis
chocado                                                              perplexo
chorando as pitangas                                         lamentando-se
coisa de louco                                                   algo que só loucos fazem
contador de causos                                          contador de estórias
cuca fresca                                                        cabeça tranquila

D
dá um pau bem dado                                         bate com firmeza
dar uma força                                                    apoiar
dar um tapinha                                                  fumar maconha
de cabo a rabo                                                  do começo ao fim
descolou um gato                                             está namorando uma pessoa bonita
despencou                                                         veio de  algum lugar
desbundante                                                     surpreendente;
deu branco                                                        esqueceu-se
deu pra trás                                                       fez besteira
dez a zero                                                         supremacia absoluta
disco voador estrelado                                     ovo frito
dor de cotovelo                                                  traído
dor de corno                                                       traído

E
é de cair o queixo                                               é surpreendente
em queda                                                             em desgraça
enchendo a cara                                                 bebendo
encher o saco                                                      irritar
enturmei                                                             entrei em um grupo
é ruim!                                                                 péssimo
escambau                                                            muito
esculachado                                                       de qualidade ruim
espetou                                                               marcou nove na Colômbia
estava com a mão na massa                              agindo
eu sou uma merda                                              sou uma pessoa difícil

F
falatório                                                              muita conversa
faz de conta                                                         parece
fecha-se o cerco                                                  está próximo o desfecho
feras                                                                    pessoas competentes
fica frio                                                                fique calmo
ficar  puto                                                           ficar irritado
fim de festa                                                        em desgraça
fio de ronca e fuça                                             filho de qualquer coisa
frescura                                                                besteira
fuampa                                                                rapariga 
furacão                                                                pessoa muito agressiva

G
galera                                                                  grupo platéia
galinha                                                                mulher vadia
galinha                                                                homem que vai com todas
gata                                                                     moça bonita menina  
gol contra                                                           algo errado
grana                                                                   dinheiro
grande morubixaba                                            líder chefe
gracinha                                                              bonita
gringos                                                               estrangeiros
guerreira                                                             lutadora

H
homarada                                                           muito homem


J
jegue                                                                    pessoa
jeitão                                                                   modo de ser

L
lavo as mãos                                                       não me meto
legal                                                                     bom ótimo
levando pau                                                         apanhando
levar na manha                                                   agir com cuidado com cautela
levar um fora                                                       despedido
liberou geral                                                         facilitou tudo
ligadão                                                                atento 
limpar a serpentina                                            beber cerveja ou chope
lista negra                                                          pessoa em situação difícil
livro negro                                                          index

M
mandarinato                                                      governo
mané                                                                   bobo
mete bronca                                                         vai em frente
metida pra caramba                                           muito atrevida
milico                                                                   soldado
mina                                                                     mulher
misturando alhos com bugalhos                         complicando
moçada                                                               jovens pessoa
mulatas que não estão no mapa                         lindas mulheres mulatas
mulherada                                                          muita mulher

N
na farra                                                                brincando
na onda                                                               em evidência
não cola                                                              não é correto
não dá uma dentro                                                nunca acerta o alvo
não é bobo                                                         não é idiota
não encher meu saco                                         não irritar
não é mole                                                         difícil;
não era minha onda                                          não era o que eu gostava de fazer
não entrava no bolo                                         não participava
não quer papo mesmo                                     não quer conversa
não teve perhaps                                             não teve dúvidas, não teve talvez
nárdegas a declarar                                         nada a declarar
nitroglicerina pura                                            assunto explosivo
no peito e na marra                                          com determinação
no pique                                                              em movimento

O
o bicho vai pegar                                              alguma confusão
o bolão da vez                                                   por ser gordo a pessoa em evidência
o escambau                                                       muita coisa mais
o faz tudo                                                           competente capaz
o pau vai comer                                                haverá animação, ou confusão
ordem                                                                 o governo o sistema
orelhão                                                              telefone público
ouriçando                                                           agitando

P               
pagar mico                                                         fazer besteira
papagaio de pirata                                           que gosta de aparecer em fotos e imagens
papo cabeça                                                      conversa inteligente
papo furado                                                      conversa sem importância
parceirinho                                                          amigo
passar o cerol                                                   matar
passar fogo                                                        fuzilar
pastelão                                                              jogar torta nas pessoas

paus de arara                                                    nordestinos ,cearenses
pavio curto                                                         explosivo
patota                                                                  grupo
pé na táboa                                                        em frente
pencas de morenas                                         muitas mulheres morenas
peraí                                                                    espera aí
pernas de pau                                                   maus jogadores
perua                                                                   mulher velha
piadinha                                                              deboche
pinta de galã                                                      conquistador
pintou                                                                  aconteceu
pirados                                                                doidos
porra                                                                    qualquer pessoa
porra!                                                                   não enche
porrada                                                                pancada
porra nenhuma                                                  nada
por baixo do pano                                             por fora em situação irregular
pra cacete                                                          demais
pra caramba                                                      demais
preços de arrepiar                                            baratos
pudé                                                                     poder
pulei fora                                                             saí
puto dentro das calças                                   irritado

Q
quebrou o pau                                                   houve confusão
quêisso?                                                             o que é isso?
quengas                                                              prostitutas
que zona!                                                           tudo desarrumado
quintos dos infernos                                        para bem longe

R
recauchutagem                                                    melhoria de aparência
relax                                                                     calmo
relaxa                                                                  fica tranquilo
riram pra burro                                                   riram muito
rola de rir                                                             ri demais
rolando                                                                acontecendo
rolava                                                                  acontecia
rolo                                                                       confusão

S
sacana                                                                irreverente
sacanagem                                                        brincadeira
saiu do armário                                                 assumiu seu lado feminino
salvador da pátria                                            pessoal que age com competência
sapata                                                                 homossexual feminina
segura as pontas                                             seja determinado
seguraram a minha barra                                 ajudaram-me
semi-alfa                                                            semi-alfabetizado
seus fedidos                                                      pessoas barulhentas
seus malacabados                                          pessoas barulhentas 
seu pneu carecou                                            ficou liso
solta a voz                                                         fala
subir no telhado                                                ser competente
sucatão                                                               coisa velha

T
tá legal                                                               ótimo 
tchaca tchaca na butchaca                               fazer sexo 
testa-de-ferro                                                    que representa terceiros
tirar a barriga da miséria                                 fartar-se
tinha culpa no cartório                                    culpado



tinha toda oficina                                                      parecia ser homossexual
tirou a dele do caminho                                           saiu da frente
tititi                                                                           rumores
tô puto                                                                      estou irritado furioso
torrou                                                                       gastou de forma descontrolada
tô contigo e não abro                                              aceite meu apôio
trapalhão                                                                 pessoa que faz muita besteira
tranqueiras                                                              coisas

U
um espanto!                                                      surpreendente!

V
valete de chambre                                              mordomo
vai arrebentar                                                    será sucesso
vai botar pra quebrar                                       vai haver animação
vai rolar                                                            vai acontecer 
vamu que vamu                                                vamos que vamos
veado                                                                  homossexual
velha boneca                                                     homossexual
viúva alegre                                                       carro da polícia
vôo baixo                                                            sem garra

X
xiita                                                                      radical
xumbrega                                                             ruim

Z
zoar                                                                      irritar
zoeira                                                                  barulho confusão
zunzum                                                                 rumores


  

EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS

 A vaca foi pro brejo.
Antes tarde do que nunca.
Ela é cheia de nove horas.
Eles estão tentando cobrir o sol com a peneira.
Entre, meu bem.
Estou contigo e não abro.
Escreveu, não leu, o pau comeu.
Eu sou mais eu.
Já era!
Matar a cobra e mostrar o pau.
Não encha meu saco.
Não vem que não tem...
O pau tá comendo.
Ops, deu zebra.
Preciso tirar água do joelho.
Queimei meu filme!
Quem avisa amigo é.
Quem te viu quem te vê.
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
Soltar a franga.
Tá pensando que isso é a casa da mãe Joana?
Tenho que descascar esse abacaxi.
Tô careca de saber.
Vai catar coquinho.
 Vai enxugar gelo!
Vai pentear macaco!
Você pode quebrar meu galho?
Você viajou na maionese.
 Vou lavar a égua
Você está por fora.
Você é muito cara de pau!
 Você quer um bombom?
Xa comigo que eu livro sua cara.