O produto tem a função de proteger e acondicionar produtos que serão armazenados ou transportados, substituindo o EPS (nome genérico do isopor).
A preocupação com a qualidade de vida e o meio ambiente não está mais restrita às organizações norte-americanas e européias. O setor empresarial brasileiro incorporou essa tendência. Seguindo esse ritmo, a Paraibuna Embalagens investe constantemente em inovações que buscam soluções para corresponder essa nova demanda. A empresa, utilizando-se do seu know-how no processo de transformação da apara (fragmentos de papel) em produto final, utiliza, há quatro anos, a tecnologia de reciclagem para o desenvolvimento de um novo produto: o calço industrial de polpa moldada.
O calço industrial tem a função de proteger e acondicionar produtos que serão armazenados ou transportados, substituindo o EPS (nome genérico do isopor). Segundo o gerente comercial da Paraibuna Embalagens, Mário Henrique Santos, o calço é uma alternativa de embalagem ecologicamente correta, já que a sua matéria-prima é 100% reciclada, reciclável e biodegradável, atendendo a preocupação empresarial com o meio ambiente e a responsabilidade social. Afinal, os consumidores já começam a se preocupar com as embalagens que serão descartadas, fruto de uma consciência ecológica crescente.
A Paraibuna Embalagens é uma das três empresas brasileiras que fabricam o calço industrial, sendo a única com produção em larga escala. Diversas empresas já aderiram ao produto como a Dako, a Multibrás e a Edwards Lifescience Macchi, que produz rim artificial. Esta é uma comprovação de que o calço é utilizado com sucesso no acondicionamento de geladeiras, peças para eletrodomésticos e produtos frágeis, como o rim utilizado em transplantes.
Diante dessa realidade Mário Henrique Santos e o gerente da qualidade da Paraibuna, Ivan Silva, foram convidados pelo Centro de Tecnologia de Embalagens (CETEA) para realizarem uma palestra sobre o calço industrial, no curso Papelão Ondulado: projeto de embalagem e propriedades. O evento, realizado nos dias 5 e 6 de março, reuniu 70 profissionais de diversas empresas - como Rigesa, Danone e Compaq - que se tornaram multiplicadores desse novo conceito em embalagens.
Características do calço industrial: Produto elaborado a partir de moldagem de fibras de celulose reciclada, composta de aparas de jornal e ondulados. A polpa moldada leva de um a quatro meses para ser totalmente absorvida pela natureza.
Vantagens: Perfeita moldagem e acolchoamento do produto; Menor área de armazenagem e estocagem; Resistência e adaptabilidade ao empilhamento; Soluções econômicas e personalizadas; Adequado à Norma ISO 14.000; Produto 100% reciclável e biodegradável.
A Paraibuna é uma indústria 100% mineira, situada em Juiz de Fora, que há 40 anos produz embalagens recicladas, recicláveis e biodegradáveis. É pioneira na utilização do gás natural no estado e a 4ª maior consumidora desse tipo de energia em Minas. A empresa está entre os dez maiores fabricantes de papel e entre os três maiores fabricantes de embalagens para ovos do país.
Empresa juizforana é a primeira do estado a receber certificação de qualidade A Paraibuna Embalagens é a primeira empresa de Minas Gerais e a primeira do setor de papel do Brasil a adquirir a certificação nas normas de Qualidade da ISO 9001:2000.
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/artigos/polpa_moldada.html
Bem vindos!!!!!!!!!!!! Este blog é para que vocês, meus alunos, ex-alunos e simpatizantes, possam expressar-se em português e assim utilizar um pouco mais esse idioma. Aqui, vocês receberão informações sobre vários assuntos ligados ao português e principalmente ao Brasil e espero que todos vocês opinem sobre os temas abordados. Trarei várias reportagens e artigos publicados em outros blogs para que vocês possam ler o que mais interessar. Deixem suas opiniões, sempre em português!
Nenhum comentário:
Postar um comentário